Shine Your Light

Mais gente e menos humanos

Posted on: 20/05/2011

A princípio, quando se prende um indíviduo, o intuito é reeducá-lo para mandá-lo de volta à sociedade. Infelizmente, não é isso o que presenciamos. Todos somos iguais perante a lei. Sim, somos, mas quando alguém do Sistema faz uma besteira ele vai se tornar diferente, não é mesmo, sociedade justa? Parafraseando George Orwell, uns são mais iguais que outros. Diferente do que se espera, os carcerários apanham e muitas vezes não têm a possibilidade de se reajustarem aqui fora. Não que eles sejam inocentes ou merecedores de dó, mas são merecedores de justiça. Não pelo ato que cometeram, mas por serem humanos. Será que se tudo fosse feito como deveria as prisões estariam assim? Espancá-los, deixá-los de lado e depois querer mandar ‘embora’ só vai causar revolta. Educar, mandar trabalhar, contratar psicólogos ou outros do gênero custa muito, né? Nossa segurança também custa!

A “justiça” também é falha na organização dos presos nas penitenciárias. Há uma enorme discrepância entre uma pessoa que mata por maldade e outra que rouba para sobreviver. Tenho de concordar que em ambos os casos a justiça deve ser aplicada, mas não julgá-los iguais diante de um crime. Igualando-os, percebe-se que não os pune nem recupera o infrator, potencializando suas condutas criminosas, já que não diferem suas periculosidades.

Abandoná-los e negligenciar seus direitos como cidadãos, apenas causa a impressão de que eles são marginalizados, não que eles foram reeducados. O encerramento do regime semi-aberto e a aplicação de penas alternativas são possíveis soluções para o sistema penitenciário, contando também com um interesse maior do governo.

Anúncios

10 Respostas to "Mais gente e menos humanos"

deve se revolucionar o sistema penitenciário ou melhor revolucionar todo o sistema desse pais , concordo com a sua visão .

http://www.blogescolhas.co.cc

profundo ‘-‘

O sistema penitenciário de nosso país precisa passar por reformulações urgentes, assim como a redução da maioridade penal de 18 para 14 anos.

Tem muita coisa que precisa ser revista, melhorada e mais atualizada.

;D

Tem muita mudança a ser feita.Começando com quem está no poder.

bjinhos

Pena de morte, resolveria sem dúvida alguma.

Parabéns pela idéia abordada.

http://www.loverocklive.com

Bem expressivo

Penitenciária hoje é mera formalidade legal. Não cumpre o objetivo e só serve como jaula. Em tempos de tecnologia, como ocorre na paródia em que o detento recebe um celular do advogado, os crimes continuam sendo comandados até de dentro da prisão.

Passando para deixar um beijinho Natália!

:***

Penitenciária hoje NÃO passa de uma mera formalidade, pois está muito longe de cumprir o objetivo…que é o de re-socializar… Hoje é mais como um hotel para alguns… Pois passam apenas algum tempo e logo estão nas ruas de novo…

Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: