Shine Your Light

Cultura para todos. Será?

Posted on: 02/05/2011

Clique na imagem para ampliá-la.

Para dar início ao post, uma parodiazinha idiota que eu e meus amigos fizemos para um trabalho de Sociologia, explicando o que é a Cultura Erudita:

“Eu quis escrever uma canção que pudesse te fazer saber
Que a Cultura Erudita exclui a mim e a você
Ela é feita pela própria classe alta e aproveitada por si mesma
Acaba excluindo as mais baixas e ela se auto-destaca
Por exemplo, tem a ópera que é muito cara e pobre, lá, não entra 

E eu não faço parte desse grupo seleto, desse grupo pequeno… sou excluído!

Como se fosse dividida em castas, deixa a sociedade alienada
Lá no teatro, que é caro, eu não entro por causa do preconceito que enfrento
(…)” 

Como já sabemos, o Teatro e a Ópera, infelizmente, não são facilmente acessíveis. Embora pensem que não, com certeza há quem goste da cultura erudita. Quantas vezes já não programei de ir a um concerto com meu pai mas não pudemos ir pois sairia muito caro pra nós dois. Quantas vezes já não programei de ir a uma peça de teatro com uns amigos mas o cinema saiu, incomparavelmente, mais barato…
Os adultos reclamam do atual gosto musical de jovens, por exemplo. Porém, quando um que gosta de coisa boa decide ir ao show da Ana Carolina (falta pouco!!!) tem de pagar quase 100 reais para assisti-la, enquanto as bandinhas coloridas cobram, no máximo, 30. É difícil… quase sem opção.

Mais triste que isso tudo é perceber que os livros têm se tornado uma cultura quase erudita. Sim, os livros… meus queridos livros. Já foi o tempo em que com 50 reais eu comprava 2 livros e sobrava um trocado pra passagem. Com 50 reais eu compro um e olhe lá. Sorte nossa que existe a http://estantevirtual.com.br
Tenho visto inúmeros adolescentes interessados por leitura – mesmo sendo leitura estilo Meg Cabot – mas que se deparam com uma grande dificuldade ao adquirir o livro.
Foi triste eu chegar na Saraiva para comprar “A casa da mãe Joana” e o vendedor me falar que estava R$62.00. Pensei que ele estivesse brincando, mas, infelizmente, não estava. E agora? O que fazer? Questionar a Cultura? Reclamar de jovens alienados? Tá difícil!

Que tal um “Preço de livros JUSTO”? hahah Juro que vou parar com esse meu debochezinho.

12 Respostas to "Cultura para todos. Será?"

Não, a cultura verdadeira não é para todos.

Para todos é o funk, a televisão e as asneiras que somos obrigados a ver e ouvir por aí. Infelizmente, como você mencionou, quem quiser se instruir e fugir do senso comum deve pagar caro, e poucos podem se dar a esse luxo.

Isso é Brasil! Que merda…

é uma comédia…da-se o adjetivo “culto” a quem tem cultura, quando na verdade a cultura é caracterizada pelo popular, então pq esse tipo de coisa é chamada de cultura?
Chamamos de música “popular” brasileira, aquela que uma minoria da sociedade curte… eo funk que é realmente popular, ou seja, cultura… é marginalizado… não me dou com essa geração!

Não dá-se o nome de cultura apenas à cultura de massa que é, infelizmente, a mais alienada, coercitiva etc. Fazer o quê!!

A Barbara disse tudo…cultura é é algo caro…

Bela postagem

http://cinemaparceirodaeducacao.blogspot.com/

Adoraria que a realidade fosse outra, mas, a cultura verdadeira está cada dia mais distante de certos grupos sociais… É caro!

Belo post1

;D

No Brasil cultura é funk, Tv e internet! xD
Ah sem falar nas bandinhas… Restart e outros.. xD
Putz preciso falar mais alguma coisa?

Abraço e suceso!

Eu concordo que o teatro esta caro, mas não todo o teatro, por isso não concordo quando diz que pessoas não vão ao teatro por isso. Existem muitas peças de graças pela cidade e boas.

O problema de nosso pais com a cultura é criar uma lei como a Rouanet, depois de liberada a grana, os grupos precisam capitar o valor liperado em empresas que terão seu desconto na hora de declarar para a receita, no fim quem pasa ainda é o governo. Infelizmente quem ganha essa lei é Ana carolina( e cobra 100 reais num shoe quw nao teve gasto nenhum da parte dela para fazer)E caetano veloso(Mesma coisa)

Acesso a cultura poucos tem realmente, e ainda por cima pessoas que são manipuladas desde crianças para achar que quem faz cultura é vagabundo, nao trabalha…

Eu realmente não vou ao teatro porque está muito caro mesmo. Só conheço um aqui perto que pra piorar ainda é dentro do shopping… mais caro ainda! Mas ando sempre à procura de novas peças, ainda que distantes.. eu estava louca pra assistir Hair, mas 60 reais e ainda por cima no Leblon ia sair muito caro, levando em consideração comida, táxi e a entrada de um responsável porque eu não posso ir sozinha.

Olá
gostei muito do seu blog
e concordo com vc, preço justo para os livros
adoro ler
a proposito vc viu esse protesto http://www.precojustoja.com.br

Os politicos não querem que o Brasileiro tenha cultura,eles querem cada vez mais emburrecer o povo. A globo por exemplo só quer passar valores ruins pras pessoas…infelizmente aqui quem tem Educação acesso as coisas boas de verdade são os ricos
http://uaimeu10.blogspot.com/

Os politicos querem que o povo emburreça cada vez mais,pra que eles querem pessoas ingeligentes,sabias??
A globo por exemplo só passa valores ruins pra pessoas e o alvo preferido??os pobres
Abraço
http://uaimeu10.blogspot.com/

Já vi sim. Comentei sobre isso no post anterior. Não vou assinar pois não concordo, desculpa. Mas obrigada 🙂

Deixe um comentário

