Shine Your Light

Uma rebeldia que faz(ia) bem

Posted on: 18/02/2011

Os jovens de antigamente, vistos como rebeldes, exerciam um papel fundamental na política: transformação. Iam às ruas e reivindicavam contra a ditadura. Jovens de hoje, lastimavelmente, apresentam um grande desinteresse político. Esse grupo social, ao rever tal situação, conseguiria despertar o sentimento de necessidade de promover mudanças e de propor soluções para os problemas sociais?

Diferentemente do que se presencia, os jovens deveriam participar mais dos assuntos políticos, cobrando os direitos aos políticos eleitos. Infelizmente, a juventude atual visa a outros interesses, priorizando seus bens e negligenciando, assim, a existência política. O motivo disso tudo vem, principalmente, de tanto presenciarem escândalos e infortúnios por parte de quem deveria dar exemplo. Dessa forma, jovens perdem a capacidade de indignação (+ ação!)

Apesar de ser sabido em todo o mundo o péssimo engajamento de jovens com a política, é indiscutível que há, em sua minoria, jovens que se opõem a essas posições, lutando pelo que se deseja e evidenciando suas forças de vontade, Então, não há, de fato, uma total alienação política, mas sim um menor envolvimento do que acontece em nossos meios.

A rebeldia dos jovens, que antes era tão mal vista pela sociedade, não possuindo a mesma força devido à descrença da própria juventude, tornou-se abafada por esse posicionamento preconceituoso. Por isso, hoje, a expressão política é vista em menor escala.

“Eu vejo a vida melhor no futuro. Eu vejo isso por cima de um muro de hipocrisia, que insiste em nos rodear.”

– Os jovens sempre criticaram a loucura dos adultos. Independentemente dos excessos cometidos pelo movimento hippie e pela contracultura, eles representaram a reação da juventude contra os líderes sociais que queriam enfiar goela abaixo da população suas insanidades. Mas onde estão os jovens idealistas? Os que lutam pelos seus direitos? Os “rebeldes” que acusam as aberrações do sistema social? Pela primeira vez foram calados. O veneno do sistema foi tão penetrante e eficiente na era digital que os entorpeceu. Como dependentes, eles o querem em doses cada vez maiores.

O Semeador de Ideias



Anúncios

13 Respostas to "Uma rebeldia que faz(ia) bem"

A maioria dos jovens de hoje se preocupam com outras coisas: o mais novo MP sei lá o que, ou quantas pessoas ele vai pegar na noite…

A política fica para os outros…

Quanto mais alienada for a população, mais fácil fica de manipular…

platão, acho que a frase é dele ou de outro filósofo clássico, disse certa vez:
“…aqueles que não gostam de política, simplesmente serão governados por aqueles que gostam. ”

Brasileiro está acomodado com tudo. a mentalidade do povo só mudará quando ocorrer uma guerra civil.

Só falo isso
Antes era: Drogas, sexo e rock roll
Hoje é: Ice, Punh@#$ e Restart.

Infelizmente acabou a rebeldia. Queria ter vivido nos anos 80

“Só falo isso
Antes era: Drogas, sexo e rock roll
Hoje é: Ice, Punh@#$ e Restart.”
concordo de uma maneira diferente…

Antes era: Drogas, sexo e rock roll
Hoje é: Restart, Felipe Neto e ficar na moda

Antigamente os protestos funcionavam né, bem pelo menos pelo que eu sei…
Hj em dia a moda é estar na moda!

Muitas coisas influência os jovens daquela época para tal comportamento… como a própria ditadura e os artistas visionárias daquela geração… hoje está tudo tão acomodado e alienado que fica difícil esperar de alguém alguma atitude.

Sempre me pergunto o que essa nova geração fara futuramente. Hj em dia, nao tem mais cultura, sao musicas depreciativas, os jovens nao adquirem o habito da leitura, ficou tudo muito vazio, muito monotono.
Se ainda ha salvaçao? Não sei, talvez sim. Mas acho que os jovens deveriam agir como os de antigamente, que lutavam, dava a cara a tapa, tinha cultura e lutava por ela ao mesmo tempo.
Espero que isso volte, e que os jovens possar enchergar, que musica é melodia e som e nao lapis de cor colorido. E que cultura é musica e livros bons, e nao internet e control C e control V… E que lutar pelos objetivos é o que motiva a vida!!

Adorei seu blog!! Se puder, da uma olhadinha no meu e comenta no meu ta! To te seguindo também, se puder me segue!!

http://altitudesjablog.blogspot.com/

bjos e sucesso com o blog!!

Temos que exorcizar Brasília.

Hoje em dia a política está tão podre, tão suja, que ninguém mais têm esperança de lutar por ela. O Homem criou a burocracia, e esta voltou-se contra ele. Hoje em dia, nada é simplesmente sair nas ruas protestando. Antigamente, o povo era o líder de seus líderes. Agora, a esperança está ruindo, tendo-se em conta o quão descarada está a corrupção e falta de vergonha na cara. Não existe mais um IDEAL, não existem mais PENSADORES… não existe mais A FORÇA, que existia antes.
E a ruína é vendida ás caras em cada esquina.’

http://www.vanessafunnygirl.blogspot.com

hj os jovens so qrm saber de restart… q decadência…

QUestão a ser debatida nas escolas e em todo lugar, eu particularmente prefiro falar sobre isso ao vivo

Parabens pelo blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: