Shine Your Light

Um grito de socorro

Posted on: 13/02/2011

Por falácia, sabemos como é o Ensino Público no Brasil: desorganizado, com professores desmotivados por causa da baixa remuneração, alunos desinteressados, péssima qualidade, não-investimento do governo, entre outras coisas… Talvez possa-se afirmar tais fatos por ninguém saber de casos assim: “filhos de políticos estudam em colégios públicos.”

Mas… de quem é a culpa do fracasso no Ensino Público? Seria uma culpa total do governo?

A sociedade tem que tomar pra si a responsabilidade de reivindicar ao Estado que a educação dada a seus filhos seja de qualidade, e não aceitar se não for (O comodismo também é um dos principais fatores para a decadência do Ensino).
Quando deram fim nas repetências, a obrigação dos pais era de ir reclamar. Se seus filhos não têm capacidade de avançar, por que estão diplomando analfabetos? Mas, por eles, seu único dever é matriculá-los numa escola…

Qual o estímulo que recebe uma criança que passa a manhã inteira trabalhando e ainda tem que ir para o colégio à tarde? Realmente, nenhum. Esse aluno vai estar mais preocupado em ir pro colégio para receber sua comida do que com os seus estudos.

Se os pais direcionassem os filhos, e esses mostrassem interesse pelos estudos, será que os professores, mesmo mal pagos, não se sentiriam mais incentivados a dar boas aulas? Mais cedo ou mais tarde, isso acabaria num ciclo, e o governo talvez mexesse um dedo a mais no salário de seus empregados.

Não querendo isentar o Governo disso tudo -claro que não-, mas afinal, deve-se educar jovens analfabetos ou a sociedade ignorante?

Anúncios

19 Respostas to "Um grito de socorro"

A situação do nosso país é absurda e alarmante. Acredito que a culpa de TUDO, ou quase tudo, é do governo. Se houvesse mais incentivo, escolas de qualidade, projetos que abrangessem toda a sociedade não teria muita coisa imoral que temos hoje.
Ótimo post manolo
Muito crítico e construtivo à sociedade.

Infelizmente vivemos em uma sociedade aquém da ideal e isso em todos os sentidos. Penso que muita coisa deva ser revista, principalmente no âmbito da educação; entretanto não consigo acreditar em algo a curto prazo. Por mais que haja uma tomada de decisões diferente e uma mudanças drásticas, não vejo progresso imediato.
O incentivo deve vir dos dois lados: governo trabalhando e condições em casa, de modo que as crianças possam somente estudar… Falta muito ainda!

Realmente é de envergonhar! Hoje estava vendo justamente sobre isso.. Uma matéria da Islândia onde o grau de analfabetismo é zero e de desemprego não passa de 3%, um policial em inicio de carreira recebe 1.400 dólares, enfim… Lá a vida é ÓTIMA.

E em relação ao Egito, onde até eu mesma quis viajar somente para me juntar àquela rebelião. Mas, como você disse, a gente aceita tudo numa boa e isso não dá. Como esse do salário dos políticos aumentar, nossa, a maior sacanagem que já houve. Fiquei P da vida mesmo… Mas… Quem ainda fala sobre isso? Infelizmente um apoio para uma rebelião como essa não seria nada, pois temem ao poder da polícia… Os humoristas se rebelaram por não poder fazer piada com política! A gente abaixa a cabeça para as outras injustiças…

Morar aqui realmente é difícil por causa disso… Mas… Que fazer? Onde não há força, não há melhoria.

Falar sobre política, educação, desemprego, enfim sobre a nossa sociedade e não sentir revolta é inevitável. Infelizmente é difícil aqui juntar forças porque uma grande parte das pessoas são indiferentes a isso, não se comovem, são acomodados. É de ficar P mesmo… adorei seu blog, oas assuntos abordados. Parabéns!

Infelizmente essa é a realidade que vivenciamos, é inevitável não sentir uma tristeza lá no fundo, quando imaginamos que nossos filhos, netos estarão por vir, ou até mesmo já estão envolvidos nesta problemática educação, política e saúde.

E o triste é que esta situação só faz agravar!
O que esperar de uma nação sem o básico estrutural no ensino e formação?!
Tema pungente!

;D

Eu queria saber de alguém que realmente aprendeu alguma coisa na escola. Estou falando de todas as gerações. O sistema de ensino basicamente incentiva a detestar estudar.

na verdade
vc tem q enviar o link direto da postagem com uma imagem relacionada

http://www.linkdahora.com.br

ah ta! brigada

Concordo,
As pessoas se queixam muito do governo e da não atenção dada aos diversos setores da sociedade, mas a falta de indignação do povo é muito grande. Lotam aeroportos para verem jogadores de futebol, mas ninguem é capaz de organizar um protesto.

Embora o governo também seja culpado. Mas isso seria uma longa discussão.. Parabéns pelo assunto abordado, estou seguindo.

Abraço !

Gostei do teu blog. Trata de assuntos mais, dificeis de trabalhar em cima, eu acho.

http://lollyoliver.wordpress.com/

kkkk gostei da tira!!!

Mas voltando ao assunto, eu acho uma pena pois como disse a Karla Hach lah em cima essa situação soh vai aumentar!!! Ah! Antes que eu me esqueça SUA LINDA!!!!!!!!!!!
XD

kkkk gostei da tira!!!

Mas voltando ao assunto, eu acho uma pena pois como disse a Karla Hach lah em cima essa situação soh vai aumentar!!! Ah! Antes que eu me esqueça SUA LINDA!!!!!!!!!!!

legal seu texto sobre o protestos legal citar crianças eu tambem cito no nesse texto gostaria que lê-se … bjos

http://paradigmasuniversal.blogspot.com/2009/01/ironia-comestivel.html

Essa é uma questão muito complexa. Se nada for feito, não demora muito e a profissão de professor será extinta. Ninguém mais vai querer entrar em sala de aula, para ganhar tão mal.

É verdade… mas apesar de tudo isso, do ensino ser tão atrasado, quem ainda faz a escola são os alunos. E muito deles nem trabalham e vão para escola para não ficar enchendo a paciência dos pais, mas acaba atrapalhando os poucos colegas que querem estudar. Escola nunca deveria ser obrigação, e sim um prazer…

É lastimável o ensino público no Brasil. Péssima qualidade, professores desestimulados pelo salário. Ambiente desfavorável. Sim, sou favorável a lei de colocar filho de político estudar em escola pública. Ai sim o ensino melhora.

http://janioquadrosnoticias.blogspot.com

É lamentável isso que ocorre no Brasil. Só irá mudar quando colocar filho de político para estudar em escola pública.

http://janioquadrosnoticias.blogspot.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: