Shine Your Light

Orgulho de ser brasileiro?

Posted on: 03/01/2011

Ser patriota é amar a pátria e procurar servi-la. Diante de todos os problemas que vivenciamos dia após dia, há uma incoerência ao dizer ser patriota, principalmente em época de Jogos.

O Brasil é a referência mundial de futebol, o que causa um sentimento fanático em períodos competitivos. Todo esse amor refere-se ao esporte, não ao país. Aliás, não há motivos para comemorar nenhuma vitória brasileira, pois não há, de fato, vitória paras as crianças sem escola. Crimes, falhas na saúde pública e destruição da Amazônia não são fatos dignos de receberem mérito.

As pessoas não saem com a camisa do Brasil para votar. Nem no dia sete de setembro ou no dia de Tiradentes as ruas são enfeitadas em homenagem aos que fizeram algo pelo país. Porém, quando a Pátria Amada faz gol, todos batem no peito, com orgulho, para dizer “Brasiiiil!”.

Não há o que pensar ao ver um brasileiro pedindo esmolas ou sendo humilhado em hospitais públicos e assistir as pessoas ignorando, e, no mesmo momento, presenciar o mundo todo parando por causa dos jogos. Estes mesmos, na época de eleição, vão querer questionar onde está o progresso… o progresso está deitado eternamente em berço esplêndido.

Enquanto os flashes miram os jogos, uma criança no semáforo é o resultado de um sistema desigual, e, ainda assim, esse orgulho de ser brasileiro de quatro em quatro anos não diminui.
Quando aprendermos a ser verdadeiros patriotas, procurando ajudar nosso país, juntos vamos comemorar vitórias do Brasil, não só da área do futebol.

Sei que esse é um post que se encaixaria melhor se eu o tivesse postado na Copa. Porém, não só naquele dia pude presenciar falso patriotismo. É… o que vi de comentários/tweets na posse da Dilma me inspirou, haha.

E não levem tão a sério. Não sou tão radical assim… claro que há o que comemorar por ser brasileiro, mas apenas quis expôr o quanto me incomodo com o amor das pessoas pelo país apenas no futebol.


“Entre outras mil, és tu, Brasil.  Oh, Pátria Amada.”

Anúncios

16 Respostas to "Orgulho de ser brasileiro?"

Na verdade meu amigo, o q realmente importa sempre fica eskecido por trás de falsos moralismos e “patriotismos”. o que importa ser um pais do futebol com tantas crianças e pessoas passando fome e sem educação. E o q me deixa chateado é saber do salário desses jogadores q mts nào termiram nem o ensino médio e ganham fortunas e quem trabalha mesmo tem q ralar pra se sustentar dignamente.

Realmente o Brasil tem que melhorar muito no requisito educação e outros .mais ainda sim acredito no país.

http://www.blogescolhas.co.cc

Infelizmente o patriotismo do Brasileiro se resume apenas em Copa do Mundo e época eleitoral, nesse periodo “matamos e morremos” em nome do Brasil, mas quando passa esquecemos de ser patriotas e problemas como fome, edução, saúde, violência são esquecidas.

Idolatramos falsos idolos, uma verdadeira pena.

Não vejo radicalismo em teu artigo. Somente a justa revolta de quem não aguenta mais ver tanta sacanagem e desrespeito com o que realmente é urgente.
Se todos vissem a coisa dessa forma…
Orgulho de ser brasileira, em paralelo vergonha de sê-lo também, em algumas ocasiões. Infelizmente é a realidade que temos esculpida no país.

Não sou nem um pouco pouco patriota e nem fã do futebol horroroso que a seleção tem apresentado. Amo os brasileiros, isso sem dúvida, para mim são a maior riqueza de nosso país!!

É complicado. Além de achar que a grama do vizinho é sempre mais verde, escândalos como corrupção por parte dos políticos acabam deixando o povo desacreditado de seu próprio país. Sem saber que o país é o povo, que a partir do momento que cobrarem, algo terá de ser mudado. Mas para isso, falta muito. Educação é só uma das necessidades e que está longe de ser instrumento para tal mudança de pensamento. O que esperar de uma população que mal sabe e canta o hino?

A foto não podia ser mais real!

Abraço! 😉

Seu post é correto. E particularmente acho que a vitória de Dilma foi um gol. Quanto ao futebol em si, sou um desses caras que sempre detestou seja dentro ou fora de Copa. Abs!

Infelizmente não é só você que tem essa visão/opinião do Brasil

+1

Tenho fé que possa mudar, mas tem que melhorar muito, muito mesmo.

“Ser patriota é amar a pátria e procurar servi-la.”
muitos esquecem disso

As vezes me incomoda esta sensação de desrespeito e descaso geral pelo páis e pelo o que é nosso…
Apesar de ter muito o que se melhorar, eu vejo muita coisa boa nele também.. a cultura vasta, os aspectos regionalistas, a amplitude turística, os destaque nos esportes em geral, o jeito amistoso…. Triste que só haja patriotismo na copa.
Mas, confesso, não consigo me imaginar vivendo em outra país senão este!

;D

Não sou muito patriota pq nao tento mdar nada

Esse negócio de patriotismo me incomoda um pouco. No futebol então a coisa é explícita demais. Há locutores e comentaristas esportivos que não enxergam um palmo a frente dos olhos, só analisando e considerando coisas do Brasil. O Brasil perdeu para …..! Porque não dizer, ….. venceu o Brasil?
Isso serve para vários setores da sociedade.
Abraço.

Eu odeio o Brasil ! Um lugar aonde o povo assiste 10 novelas por dia o Governo Roba as pessoas honestas e depois vem o carnaval e todo mundo esquece porque tem que meche a bunda na avenida u.u

A gente só sabe ser brasileiro na copa.
É impressionante ver o como o patriotismo é importante em outras nações como nos E.U.A., em toda parte se vê a bandeira e os simbolos do país, qualquer criança sabe da importancia da pátria, mas aqui no Brasil é algo totalmente inverso, temos apreço ao nosso país só quando a seleção tá jogando e isso é triste mas é real . 😦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: