Shine Your Light

Educação, SIM; através de um bom NÃO.

Posted on: 01/12/2010

“Educação engloba os processos de ensinaraprender.”, segundo o Wikipedia.

Falta de diálogo, falta de amor, excesso de liberdade. A educação dada antigamente e a de hoje em dia é tão diferente… Não falo só do Sistema Educacional não (mas hei de falar num outro post), mas daquela conhecida desde os primórdios; a famosa educação “dada em casa”. Os princípios mudaram. Agora, são outros valores e concepções; infelizmente, piores.

Talvez a atual educação esteja relacionada a equivocada interpretação de amor. Os pais acham que, para demonstrar amor aos filhos, não podem dizer não. Educar não é antônimo de amar.
Conseqüentemente, eles não impõem mais limites. Com limites, descobrimos quem somos e quem nós queremos ser. Nos é concedido, através do limite, o respeito, a responsabilidade, o saber do “O que colhemos hoje é resultado do que plantamos ontem” etc.

Com um “não” na hora certa, com o  controle da situação, ensinariam que na vida existe momento pra tudo, e que nem tudo nela são flores. Ensinariam que existe a frustração, que,  apesar de desagradável, é fundamental para o crescimento interno, e além de tudo faz parte do mundo real. Como não sabem disso (por falta de ‘nãos’), crescem e se deparam com situações com quais não sabem lidar. Como reagem? Bom, avaliem os jovens rebeldes.

Lastimavelmente, o que presenciamos hoje são coisas parecidas com a imagem acima.

“O que está acontecendo? O mundo está ao contrário e ninguém reparou.”

Anúncios

18 Respostas to "Educação, SIM; através de um bom NÃO."

Realmente, a educação que vem de casa é muito importante, daí sai a índole da pessoa e tudo que ela vai fazer, com quais “amigos” vai andar… Essa educação unida com uma boa educação dada pelo Sistema Educacional, como você disse, faz dessa pessoa, um grande ser, que possa discutir diversos assuntos sem ignorância. Enfim, “é tudo uma questão do Sistema” EHAUEHAUHEA.

Os pais hoje em dia quase não tem controle sobre os filhos. É por isso que educação dentro decasa é mais importante que a educação nas escolas.
beijinho, http://cravoecanelagabriela.blogspot.com

Haha, adorei a charge. Bom, eu vejo isso pelo meus colegas. Pois o mínimo que devemos fazer é ir bem no colégio, afinal, é a única coisa que nós jovens felizados fazemos 🙂 Exceto alguns que têm de trabalhar.

[]’s
blog.avoado.com

é, infelizmente é assim mesmo, os pais não impoe limite ao filho, nunca é o filho culpado, ele é o santo, inocente, sempre
tá que não se pode educar a base de pancadas, e que os tempos mudam, num ia ficar daquele jeito para sempre, mas do jeito que tá agora num da

Não adianta, base familiar é tudo! É ali que aprendemos as coisas da vida, aprendemos a viver com outra pessoa e a lidar com diferentes hábitos e costumes, muito bom o texto!

Como eu disse em na minha ultima postagem
“basta ter uma boa base de educação que é o grande motor do desenvolvimento social.”

Otimo post parabens !!!

Belo texto! E a charge acima mostra realmente a situação que observamos todos os dias! Realmente os tempos mudaram…

Um abraço!

Natália,

Muito interessante o seu texto e a visão que você tem dos padrões educacionais existentes atualmente. Concordo plenamente com suas palavras, e acrescento ainda que a falta de limites não deixa os jovens apenas rebeldes, mas também violentos (vide o caso em que um menor quebrou os dois braços de uma professora, numa escola pública em SP por causa de uma nota baixa na escola…)
A situação é preocupante, além do fato de sabermos que a educação na escola nunca será um substituto para para a educação do lar (algo que os pais de hoje acham que é uma obrigação externa).
De qualquer forma, parabéns pelo blog. Muito bom!
Abração!!

http://comunicationislife.blogspot.com

realmente ta faltando muita educação vinda dos pais.. por isso os jovens e crianças fazem tanta merda!

Existe realmente um disparate entre educar e proteger, com isso as crianças de hoje muitas vezes não identificam limites, até mesmo porque muitas não são apresentadas a eles. O resultado é uma remessa de crianças egoístas e mimadas (soa pesado, mas é o que tenho visto). Na minha opinião isso vem realmente da superproteção dada pelos pais.
Até a próxima!

Acho que conseguiu retratar bem uma realidade cada vez mais presente! Outro dia estava discutindo exatamento isto.. esta falata de impor limites e como os atos atrozes que vemos mundo a fora são um reflexo direto disto!

Parabéns pelo post!

;D

É isso que eu digo, o Brasil é assim pq deixamos estar, temos q fazer nossa parte e consientizar os outros, essa charge mostro perfeitamente a pura verdade tem alunos q precizam se joelha no milho ; /

logico q é exagero, mas o caos na educação tbm ta um exagero
P! P!

http://paranoicoperturbado.blogspot.com/

Olha eu por aqui de novo…
Suas postagens estão ótimas!

Infelizmente os pais hoje em dia não tem mais a dedicação que antigamente tinham com os filhos, hoje eles preferem trabalhar demais e deixar seus filhos nas mãos de outras pessoas, consequentemente essa pessoa não se importará muito com a educação dos filhos dos outros.

Grande Abraço!!

São as novas gerações que são paparicadas e nem sempre são tudo isso.

Infelizmente hj os pais acham ser absolutos e sempre tomam partido dos filhos mesmo estando errados

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: